CiênciaMistérios

Mercúrio Primeiro Planeta Além da Terra Considerado Geologicamente Ativo

A MESSENGER uma nave robótica da NASA que orbitou o planeta Mercúrio entre os anos de 2011 e 2015 revelou através de suas mais de 100 mil fotos que o planeta Mercúrio é geologicamente ativo.

MESSANGER significa: “MErcury Surface, Space ENvironment, GEochemistry, and Ranging” também é uma referencia ao mensageiro mitológico Romano Mercúrio.

518px-mer-b-final-launch

A MESSENGER foi lançada em Agosto de 2014 por um foguete Delta II, como o da foto acima, para estudar a composição química do planeta Mercúrio e também a sua geologia e as características de seu campo magnético.

Essa espaçonave entrou em órbita de Mercúrio no dia 18 de Março de 2011 se tornando a primeira espaçonave a ficar na órbita desse planeta. Entre 1974 e 1975 a espaçonave Mariner 10 fez três passagens por Mercúrio mas não ficou na sua órbita. As datas foram 29 de março de 1974, 21 de setembro de 1974 e 16 de março de 1975. Depois dessa última passagem da Mariner o planeta ficou sem visitas por 30 anos.

Abaixo algumas fotos de mercúrio tiradas pela Mariner:

venus-cores-reais

mercurio_mariner10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo uma imagem comparando o tamanho de Mercúrio com o tamanho da Terra:

compracao-entre-mercurio-e-a-terra

Viajando a 38.448,00 Km/h a nave demorou 6 anos, 7 meses e 16 dias para chegar ao seu destino.

A MESSENGER foi construída para responder a vários mistérios que existiam a respeito de Mercúrio, como por que Mercúrio é o planeta mais denso do sistema solar contendo muito ferro? Por quê, entre os planetas próximos ao Sol, é o único além da Terra que possui um campo magnético global? Como o planeta mais próximo do Sol, com temperaturas durante o dia que chegam a 450 graus Celsius aparentemente tem gelo em suas crateras polares? O custo para responder essas questões foi proporcional a sua dificuldade: U$427 milhões de dólares.

A proximidade que Mercúrio tem do Sol aumenta muito o desafio para essa missão para orbita-lo. O brilho do Sol na superfície chega a ser 11 vezes maior do que o brilho do Sol que vemos aqui na Terra.

Para se ter uma ideia de como Mercúrio é denso, sua densidade é 5 vezes maior do que a da água. Também é o planeta com as maiores diferenças de temperatura em sua superfície, variando de 450 graus Celsius até -212 graus Celsius. A sua distância em linha reta com relação ao planeta terra varia de 212 milhões de Km e 87 milhões de Km.

Apesar de estar relativamente próximo da Terra, mercúrio permaneceu até essa missão um grande mistério pois por sua proximidade com o Sol é muito difícil observar ele usando telescópios. Mesmo o telescópio espacial Hubble não pode ser mirado diretamente para ele pois a luz solar pode danificar os seus instrumentos.

Mercúrio era o planeta menos conhecido do sistema solar.

Tamanho o número de mistérios a serem respondidos sobre a estrutura desse planeta, após a MESSENGER já existe uma nova missão em desenvolvimento para visitar esse planeta em 2024. Segue foto abaixo da BepiColombo:

bepicolombo

Baseado no seu tamanho, se imaginava que o núcleo do planeta Mercúrio já tinha se solidificado a bilhões de anos atrás. Mas o magnetômetro da MESSENGER mostrou que ainda existe atividade magnética no planeta, isso significa que o seu núcleo ainda esta derretido e ainda existe atividade sísmica.

Futuras missões vão ajudar a responder como e porque o seu núcleo ainda não esfriou, até lá esse planeta vai continuar um mistério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *